PreviousHeadlines PortugalNext

Publico


O “pai” do Cazaquistão prepara-se para chegar às três décadas no poder
Eleições presidenciais devem reconduzir Nursultan Nazarbaiev para um quinto mandato. Poder do único líder desde a independência mantém-se inalterado mesmo em tempos de crise económica.
(Sun, 26 Apr 2015 09:32:01 GMT)

Ericeira prepara-se para ser a grande maternidade dos ouriços em Portugal
O país, afirmam os peritos, tem boas condições para apostar no ouriço-do-mar, em meio natural ou aquacultura – e responder assim ao interesse crescente dos consumidores mundiais.
(Sun, 26 Apr 2015 09:22:00 GMT)

Número de mortos no Nepal já chegou a 2000 e as réplicas continuam
Mais de 25 réplicas foram registadas nas últimas 24 horas, algumas de forte intensidade. ONU estima que 6,6 milhões de pessoas tenham sido afectadas pelo sismo.
(Sun, 26 Apr 2015 09:16:48 GMT)

“Todo o ensino passa por dizer pilinha e pipi em vez de pénis e vagina”
Mauro Paulino, um psicólogo clínico e forense com um mestrado em Medicina Legal, viu-se no centro da polémica relacionada com a criação das listas de pedófilos quando a ministra da Justiça caucionou esta opção política aludindo às “elevadíssimas taxas de reincidência” dos pedófilos mencionadas numa entrevista que deu em 2009, na sequência da publicação de uma obra sua sobre abusadores sexuais de crianças. Apesar de ter recentemente desmentido essas estatísticas, elas continuam a ser citadas.
(Sun, 26 Apr 2015 09:00:40 GMT)

“Não estamos aqui para viver vidas úteis, mas vidas belas”
O conhecido economista checo Tomás Sedlácek vê o capitalismo como a nova religião global, com a sua própria cultura corporativa e escola ético-moral – a do egoísmo. Os novos padres não diferem muito das antigas videntes de feira a olharem para bolas de cristal, diz ele
(Sun, 26 Apr 2015 08:04:00 GMT)

A “besta negra” de Jesus na Liga
O treinador do Benfica só tem três triunfos frente ao FC Porto em jogos do campeonato.
(Sun, 26 Apr 2015 08:01:28 GMT)

Só uma vitória do Benfica será decisiva
FC Porto procura manter-se na luta pelo único título que ainda pode conquistar esta temporada. Para os “encarnados”, só uma derrota por mais de um golo colocaria em causa o primeiro lugar.
(Sun, 26 Apr 2015 08:00:42 GMT)

O acesso ao green e a taxa de IVA
1. Uma das modalidades desportiva que mais percorre os tribunais é o golfe. Se não é a "modalidade rainha", honra atribuída também aqui ao futebol, a verdade é que a diferente título o golfe joga em buracos jurisdicionais. Uns umbilicalmente ligados à vertente desportiva, outros que se prendem com aspectos que a envolvem. O tema de hoje é precisamente enquadrável no segundo espaço, uma vez que diz respeito à tributação.
(Sun, 26 Apr 2015 07:54:18 GMT)

Imigração: a Europa e os seus demónios
A semana continuou marcada pela tragédia dos náufragos no Mediterrâneo. A cimeira extraordinária da UE em Bruxelas traduziu-se num compromisso minimalista. A imigração é um tema que divide países e governos. “A Europa não compreendeu até ao fundo que o Mediterrâneo transformado em vala comum põe em jogo a sua legitimidade moral, logo política”, escreve no Corriere della Sera o editorialista Franco Venturini. Não poupa os líderes europeus: “Conscientes da enormidade do que está em jogo mas egoístas até ao inverosímil para defender os interesses nacionais, a sensibilidade das opiniões públicas ou as próximas eleições.”
(Sun, 26 Apr 2015 07:53:29 GMT)

Confiança e capital social
Os modelos económicos consideram que o crescimento económico de um país é principalmente afectado pela produtividade dos factores de produção, capital financeiro e humano, e inovação tecnológica. No entanto, uma das hipóteses que está por detrás destes modelos é a de que os mercados são “completos”, i.e. os contratos, formais ou informais, são sempre honrados. Isto quer dizer que se por exemplo um produtor disser que entrega um produto a um comprador por um determinado preço, ambas as partes vão cumprir o acordado.
(Sun, 26 Apr 2015 07:51:55 GMT)

© 2015 PÚBLICO Comunicação Social SA